Notícias/Blog

PRÓTESE DE SILICONE RESOLVE FLACIDEZ ?

ig-iva
O implante de silicone nem sempre é a solução para uma mama flácida. A prótese preenche tecido vazio, mas não levanta a mama. Portanto, quando colocada em mamas flácidas, a paciente pode, simplesmente, passar a ter mamas grandes e flácidas.
Quando há flacidez, é necessária a retirada do excesso de pele e o levantamento dos seios através de uma técnica chamada Mastopexia. Neste caso, as cicatrizes são mais extensas do que a simples colocação de um prótese pelas aréolas. Na mastopexia, o corte é feito em forma de T invertido e também ao redor da aréola para que seja possível reduzir o seu diâmetro. Se a mama for flácida e pequena, há indicação de colocação de prótese também durante o procedimento.
Pacientes acima do peso também podem fazer a Mastopexia. Devem saber apenas que ao fazerem uma dieta rigorosa, as mamas, mesmo com prótese, podem cair. Quanto a mulheres que pretendem realizar o procedimento antes de engravidar, não há nenhum problema, pois a prótese é colocada atrás das glândulas mamarias, não atrapalhando em nada a amamentação.
Se o caso for apenas redução de gordura nas mamas, o procedimento chama-se Mamoplastia Redutora, mas as cicatrizes mantém-se em forma de T invertido. Contudo, apesar da extensão do corte, a médica é uma das poucas no país que já utiliza a cola cirúrgica em cirurgias de mama. A cola cirúrgica evita os pontos externos, o que diminui bastante a cicatriz.
A especialista alerta que a definição do tamanho ideal das mamas é feito através de uma avaliação da altura, largura do tórax e peso da paciente, sempre levando em consideração o equilíbrio estético do corpo como um todo.
Em ambos os casos o pós-operatório não costuma ser dolorido. Para isso, é muito importante que a paciente siga corretamente as orientações de seu médico quanto a evitar movimentos com os braços nas duas primeiras semanas e a carregar peso neste período.

Lifting de Sobrancelhas

ig-iva
Após uma avaliação, médico e paciente devem conversar sobre o tratamento ideal para levantar a área da sobrancelha. As opções incluem técnicas não-cirúrgicas, como a toxina botulínica, ou a tradicional cirurgia de lifting de sobrancelhas.
Caso a segunda opção seja escolhida, o planejamento cirúrgico poderá variar dependendo da técnica escolhida.
O procedimento é realizado através de incisões que ficam escondidas no couro cabeludo, rentes à linha de implantação dos cabelos, camufladas em sulcos já existentes na região frontal, utilizando o acesso da pálpebra superior, rente ao supercílio.
As incisões podem ser fechadas com fios absorvíveis ou não absorvíveis, grampos e complementado com cola ou fitas cirúrgicas. Drenos também podem ser utilizados.

Você conhece todos os procedimentos que antecedem o momento da cirurgia?

ig-iva
Você conhece todos os procedimentos que antecedem o momento da cirurgia?
– Pré-avaliação:É nesta etapa onde o paciente pode tirar todas as dúvidas com o seu cirurgião.
– Escolha:O cirurgião e o paciente devem escolher qual é o procedimento mais adequado para a ocasião e como ele deverá ser feito.
– Exames:O paciente deve ser submetido a diversos exames, tais como raios-X, análises clínicas, ecografia mamária e electrocardiogramas.
– Medidas: Antes de entrar na sala de cirurgia, são feitas as fotografias e tiradas todas as medidas do paciente.

Realizado o procedimento, basta seguir com atenção as recomendações do seu cirurgião plástico.

Papada – O que fazer?

ig-iva
A papada é uma marca da passagem do tempo impossível de evitar. 

Ela aparece devido a perda de elasticidade da pele e do músculo do pescoço, resultado do processo natural de envelhecimento.
Também é possível que antes dos 30 anos apareça o chamado “queixo duplo”, ocasionado pelo acúmulo de gordura na região.
Nestes casos, o paciente pode recorrer ao lifting cervical ou lipoaspiração. Estas técnicas permitem a remoção do tecido cutâneo e gordura subcutânea em excesso. 
Após a cirurgia, é necessário usar uma faixa elástica no local da intervenção por aproximadamente 15 dias.
Os resultados poderão durar muitos anos se o paciente mantiver  bons hábitos alimentares, praticar atividades físicas, utilizar um bom protetor solar diariamente e usar cremes nutritivos e hidratantes.
Em apenas uma semana a pessoa poderá retomar a sua vida profissional e após 15 dias, voltar a praticar exercícios físicos. 

Bichectomia

ig-iva

Bichectomia é um procedimento bastante realizado nos Estados Unidos e que está aos poucos chegando no Brasil,  conquistando aqueles que estão insatisfeitos com o tamanho avantajado de suas bochechas.
A cirurgia consiste na retirada da bola de Bichaté, que é um acúmulo de gordura localizado dentro da região.
O procedimento é simples e dura em média 40 minutos, podendo ser feito com anestesia local ou geral.  
A incisão é pequena, com um corte realizado na parte interna da boca, com cerca de 1 cm, e depois fechada com pontos absorvíveis.
O paciente deve ficar de repouso por 1 semana, aplicar compressa gelada 3 vezes por dia e evitar atividades físicas por pelo menos 3 semanas.

Os Perigos do Piercing

ivanoska-piercing
Sucesso nos anos 90, o piercing no septo no estilo de Rihana, Lady Gaga e Katy Perry, colocado na cartilagem que divide as cavidades do nariz , está nas páginas das revistas de moda mais badaladas dos EUA e da Europa. Mas o modismo, que tam
bém já chegou no Brasil, merece alguns cuidados.
O piercing mesmo com as devidas assepsias no furo, pode predispor o organismo ao câncer de pele. Além disso, provoca a destruição dos tecidos em torno do furo e a estrutura inteira onde ele se encontra pode ficar deformada.
Uma necrose na ponta do nariz causada por um piercing na região pode deformar toda a sua estética. O mesmo pode ocorrer também em outras áreas do corpo como orelhas, língua e umbigo.
Quando ocorrem estas deformações, a solução é recorrer ao cirurgião plástico para a correção ou reconstrução da região. Mas dependendo do grau ou extensão da destruição causada pelo piercing, nem mesmo a cirurgia plástica é capaz de devolver a condição inicial ao paciente.

QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA ARREDONDAR OS GLÚTEOS?

ig-ivanoska

Difícil encontrar pessoas neste país preocupadas com o corpo, que não frequentem uma academia ou façam esporte. Mas quando anatomicamente os glúteos são planos, ou seja, não possuem um volume esteticamente ideal e não são minimamente arredondados, exercícios apenas não são suficientes.

É neste momento que a cirurgia plástica pode ajudar. “Ela tem como objetivo aumentar o volume e/ou modelar a região, deixando-a com contornos mais arredondados. E engana-se quem pensa que só as mulheres procuram por este procedimento. No Brasil, mais do que em qualquer outra região do mundo, os homens também vem se rendendo aos tratamentos para embelezamento dos glúteos,  que podem ser feitos através de implante de silicone ou lipofiling, utilizando gordura do corpo do próprio paciente.

O lipofiling é indicado em casos onde levantar o bumbum e moldá-lo são as prioridades. Já os implantes de próteses são indicados para quem pretende aumentar o volume, podendo chegar a 500 ml em cada glúteo. A recuperação é o que faz toda a diferença nestes dois casos. No lipofiling,  o retorno às atividades cotidianas pode acontecer já no dia seguinte e à academia após uma semana. Já os implantes de próteses exigem maiores cuidados, como 3 meses para retorno às atividades físicas e 2 semanas para retorno ao trabalho e direção de veículos. ” – explica Dra Ivanoska Filgueira.

Você ainda quer fazer uma plástica antes do carnaval ?

ivanoska copy

Confira as dicas da cirurgiã plástica Dra Ivanoska Filgueira.

1) Quando tempo preciso para me recuperar ?
Se você pretende colocar prótese nas mamas ou glúteos ou fazer pequenas lipoaspirações na região do abdome, flancos ou culote, ainda dá tempo de se recuperar para o carnaval !
Estes procedimentos devem ser feitos, pelo menos, 30 dias antes do carnaval, pois você precisará deste período de repouso. Programe férias nesta época e certifique-se de que haverá alguém para auxiliá-la em casa durante a sua recuperação.

2) Como devo escolher o cirurgião plástico ?
O primeiro passo é pesquisar se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para isso, acesse www2.cirurgiaplastica.org.br.
Para obter mais informações sobre o cirurgião, converse com pacientes que tenham se submetido a procedimentos com o ele e pesquise em suas redes sociais, hoje, uma das grandes ferramentas para ver fotos de antes e depois, comentários de pacientes e informações sobre novas técnicas.

3) Quais são os cuidados no pré e pós-operatório ?
Realize todos os exames solicitados por seu cirurgião e passe para ele todos os remédios, incluindo também suplementos, que você consome ultimamente. Alguns medicamentos e/ou suplementos podem atrapalhar na anestesia, na cicatrização ou até mesmo causar infecção, seroma ou contratura no caso de colocação de próteses.
Fumantes também devem tomar cuidado e reduzir ou interromper o consumo de cigarros no pré e pós operatório, pois a nicotina causa “vasoconstrição”, que consiste na diminuição do diâmetro dos pequenos vasos sanguíneos. Com isso, a oxigenação e nutrição da pele são afetadas, prejudicando a produção de colágeno e interferindo negativamente no processo de cicatrização.

4) Respeite sempre a prescrição do seu médico.
É muito importante que os medicamentos prescritos pelo seu médico, antes e após a cirurgia, sejam respeitados. Não altere ou tome qualquer medicamento sem consultar o seu médico.

5) Cuidado com o sol e com o excesso de calor
Não só o sol,como também o calor ou mormaço muito fortes podem causar edema (inchaço) na cicatriz, além de deixá-la vermelha, dolorida e pigmentada. A pele da cicatriz é mais fina e por isso muito mais sensível.

6)Posso sambar tranquilamente no carnaval após ter colocado prótese de mamas ou glúteos ?
São necessários 30 dias de total recuperação. Somente depois deste período, a paciente está liberada para sambar tranquilamente sem correr o risco de ter complicações com os implantes.

7) Devo fazer drenagem linfática durante a recuperação ?
Nas lipoaspirações, indico duas sessões de drenagem linfática semanal a partir da terceira semana. No caso de colocação de próteses, a drenagem não é indicada.

Cicatrizes

ig-ivanoska
Quando se sofre um acidente e a sutura dos cortes é feita em um pronto-socorro de emergência, dificilmente elas são realizadas com técnicas de cirurgia plástica, deixando, na maioria das vezes, cicatrizes feias. Quem assistiu a novela Em Familia, recentemente na Tv Globo, deve se lembrar daquela cicatriz do personagem Virgílio interpretado pelo ator Humberto Martins.
Nestes casos, para que se tenha o melhor resultado estético possível, deve-se aguardar o total amadurecimento do corte e procurar um cirurgião plástico para sua correção.
Através de uma avaliação no consultório, o especialista dirá a melhor técnica a ser utilizada. Em alguns casos, a dermabrasão é indicada para nivelar irregularidades na pele.
Novas suturas também podem ser feitas e, ao invés de pontos externos, usa-se a cola cirúrgica para melhores resultados.

Cirurgia do tchau

ig-ivanoska
Quando se emagrece muito e há um acúmulo grande de tecido na região do famoso “tchauzinho”, só o exercício, por mais pesado que seja, não é suficiente para remover o excesso de pele. Neste caso, a cirurgia plástica no antebraço é a melhor opção para removê-lo. 

Apesar da cicatriz na região não ser pequena, estendendo-se das axilas ao cotovelo, a utilização da cola cirúrgica melhora bastante o seu resultado. Seguir as recomendações médicas na fase de recuperação também são importantes, assim como massagear a cicatriz também ajudam na conquista de uma cicatriz fina e discreta.
Você poderá ter alta no mesmo dia e voltar ao trabalho em até duas semanas.